PIXAÇÃO

Pixação é a arte de escrever ou rabiscar sobre muros, fachadas de edificações, asfalto de ruas ou monumentos.
Mostrar toda sua revolta contra o sistema,de uma forma agressiva.No Brasil, a pichação é considerada vandalismo e crime ambiental, nos termos do artigo 65 da Lei 9.605/98 (Lei dos Crimes Ambientais), que estipula pena de detenção de 3 meses a 1 ano, e multa, para quem pichar, grafitar ou por qualquer meio conspurcar edificação ou monumento urbano.
O grafite, em princípio, é bem mais elaborado e de maior interesse estético, sendo socialmente aceito como forma de expressão artística contemporânea, respeitado e mesmo estimulado pelo Poder Público. Já a pichação é considerada essencialmente transgressiva, predatória, visualmente agressiva.
Em geral, a convivência entre grafiteiros e pichadores é pacífica. Muitos grafiteiros foram pichadores no passado, e os pichadores não interferem sobre paredes grafitadas.
A pixação de São Paulo é muito original, única no mundo, totalmente diferente das pixações (tags) da Europa, inspirados no estilo Americano.
Existe sim quem faça por ibope e tal, mas se queremos acabar com esse tipo de pixação e deixa apenas o protesto então por que damos mais valor para os que fazem por ibope?
HIPOCREZIA dizer que não concorda com pixar muro, só concorda com o q realmente faz protesto porem da mais atenção pro vandalismo do que protesto.

15 comentários:

  1. É uma arte, mais tem uns que não sabem..

    ResponderExcluir
  2. Concordo que a maioria e arte.. !
    mas tem pixador que pixa em graffit nao respeito o desenho.. nao é tags é pixe mesmo ska ? acho isso pura falta de sacangem com o cara que fez o trampo dele..

    Parabens pelo Blog

    se kiser ae ->
    http://dikaioo-lucas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Hey! Legal você abordar esse tema :)
    Esse último grafite do Túmulos que você colocou eu vi no Beco do Batman, tem vários deles, e eu consegui entrevistá-los pro meu trabalho!

    Quando eu comecei a fazer o trabalho eu não imaginava que o grafite tivesse um universo tão amplo! Você só conhece quando se envolve mesmo. E o que tem de discussão entre o que é grafite e pixação é coisa de louco.

    Se precisar de alguma coisa me avisa que eu tenho váááárias fotos. E o "documentário" que nós fizemos no trabalho.
    Enfim, parabéns.
    beijo

    ResponderExcluir
  4. Eu adoro a provocação das frases de pixação...muito verdadeiras!

    ResponderExcluir
  5. Pixacao nao curto muito, gosto de arte nao de exposicao forcada de revoltismo. Toseguindo o blog.

    ResponderExcluir
  6. é foda ver ARTISTA ser tratado como BANDIDO sem estar cometendo crime algum. gostei do blog, se der da uma passadinha..

    http://atosfalhosid.blogspot.com/

    jah to seguindo...

    ResponderExcluir
  7. pode ser arte mas por causa de algumas pessoas se tornam vandalismo...tudo depende de quem usa o spray...

    ResponderExcluir
  8. muito legal essa parada do seu blog

    vc tah fazendo a coisa certa...
    bjos

    ResponderExcluir
  9. O Assunto é polêmico, pois realmente existe os que fazem o protesto contra o sistema ao pichar, porem, e infelizmente em sua grande maioria, existem os que aproveitam desta arte para vandalizar, o que cria uma visao errada dos que realmentes querem dizer algo, e isso ocorrem em todos os campos de quem precisa dizer alguma coisa.

    Pichar predios e residencias de pessoas comuns nao é a melhor alternativa, estatuas, praças, tbm não.
    eu prefiro o grafite á pichação.

    Penso que ambos devem ser feitos em lugar de destaque e que provoque o governo, caso o contrário sera apenas mais um estrito no muro

    ResponderExcluir
  10. Puxa, parabéns muito interessante teu blog.
    estou te seguindo. se puder retribuir agradeço.

    http://maniasdadiva.blogspot.com/
    Obrigada,
    bjos

    ResponderExcluir
  11. Não concordo que "a maioria" são arte... Inicialmente, essa seria a ideia iniciação da "pixação", sendo que realmente, MUITOS vandalos acabam fazendo a imagem do que deveria ser mais uma arte, virar bagunça :)

    ResponderExcluir
  12. Até aonde vai o espaço público e o privado, e até onde somos obrigados a ver um turbilhão de propagandas, mas a arte em si muitas vezes é recriminada?

    Blog apoiadíssimo brother.

    Depois veja meu post sobre o Banksy:
    http://chuvadenoe.blogspot.com/2011/01/banksy.html

    Defendi a obra dele num seminário da facul.

    Abç

    ResponderExcluir
  13. Sou contra a pixação, para mim é uma forma de vandalismo, mas sou completamente a favor do grafite, que é arte contemporanea e tem uma estética bacana.

    abraço,
    www.todososouvidos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Pixação é vandalismo!

    eu e mais dois amigos "pintamos" o muro da casa de um pixador por ele ter pixado a casa de um de nossos amigos, o cara falou que era absurdo e que ia matar agente. "ué " eu pensei. "só com os outros, na casa dos outros, no muro dos outros é que pixação é arte???" Falamos pra ele ñ apagar o que fizemos se não iamos fazer denovo. Se ele é "contra" o sistema pq ñ pixa a casa do governador?

    Responde ai, no muro do pixador a pixação deixa de ser arte?

    ResponderExcluir
  15. Parabéns, sua opinião sobre o assunto.
    imagina se tudo mundo tivesse a mesma idéia.

    ResponderExcluir