A EVOLUÇÃO DA ARTE
A evolução da arte levada ao extremo por nossa geração, imagens em sobre posição ao um emaranhado de linhas sobre um amontoado de formas quadradas.
A arte subversiva dominando como formas imaginativas e criativas se sobrepondo a cenários dominados por frieza da cidade. Normalmente distingue-se o grafite, de elaboração mais complexa, da simples pichação, quase sempre considerada como contravenção. No entanto, muitos grafiteiros respeitáveis, como Os GEMEOS, autores de importantes trabalhos em várias paredes do mundo - aí incluída a grande fachada da Tate Modern de Londres - admitem ter um passado de pichadores.
A partir do movimento contracultural de maio de 1968, quando os muros de Paris foram suporte para inscrições de caráter poético-político, a prática do grafite generalizou-se pelo mundo, em diferentes contextos, tipos e estilos, que vão do simples rabisco ou de tags repetidas ad nauseam, como uma espécie de demarcação de território, até grandes murais executados em espaços especialmente designados para tal, ganhando status de verdadeiras obras de arte. Os grafites podem também estar associados a diferentes movimentos e tribos urbanas, como o hip-hop, e a variados graus de transgressão.
Dentre os grafiteiros, talvez o mais célebre seja Jean-Michel Basquiat, que, no final dos anos 1970, despertou a atenção da imprensa novaiorquina, sobretudo pelas mensagens poéticas que deixava nas paredes dos prédios abandonados de Manhattan. Posteriormente Basquiat ganhou o rótulo de neo-expressionista e foi reconhecido como um dos mais significativos artistas do final do século XX.
Uma nova vertente artística surge em lugares inusitados da cidade. Latas de lixo, postes, placas de trânsitos, muros e o que mais poder receber um pôster ou um lambe-lambe é transformado em galeria de arte ao livre em questão de minutos após a passagem dos Stickers, palavra inglesa que traduzida ao pé-da-letra significa ?adesivos?.
Apesar da arte ilegal de rua não ser mais novidade e nenhuma grande metrópole do mundo, o sticker é um movimento que tem ganhado força nos últimos cinco anos com a proliferação da cultura underground e da busca de novas formas de expressão visual. Não devem ser confundidos com as propagandas clandestinas ou ainda com poluição visual, há um conceito por traz desse formato das expressões artísticas. Proveniente do grafite, o sticker começou a ser notado recentemente e já conquistou artistas que encontraram facilidade tanto na sua A proposta do sticker é através de manifestações de artistas individuais e de coletivos urbanos, criar um composto visual que dialogue com a estética metropolitana e debata através de uma linguagem lúdica e torta os principais pontos polêmicos da sociedade. Essa atitude já trouxe à luz instalações visuais por toda São Paulo. Basta andar com olhos atentos pela Rua Augusta, Avenida Paulista, Vila Madalena e muitas outras vias, viadutos e calçadas movimentadas, onde facilmente são encontradas figuras em cabines telefônicas, rostos misteriosos em postes e mensagens no mínimo curiosas.
Segundo os adeptos, o sticker é mais vantajoso que o grafite, pois é portátil e de fácil aplicação, sendo apenas necessário encontrar o lugar ideal para colocá-lo. Não há limite de tamanho nem de elaboração; A impressão dos adesivos ou, também comumente, dos lambe-lambes é com caneta, xerox, serigrafia, tintas plásticas ou qualquer outro tipo de grafismo que possibilite o efeito desejado.
O sticker é mais uma ferramenta que o artista urbano tem para se expressar, dependendo da mensagem, do lugar, do tempo disponível e da intenção, ele pode usar tanto o grafite como o sticker ou o stencil para colocar em prática o seu plano de ação.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Acho que alguns artistas de rua - muro, exageram um pouco, pintam em locais de marco histórico, mas eu acho muito foda, pinturas pixações, são muito loucas =D
ResponderExcluirLegal o pensamento.
ResponderExcluirSessacional!
ResponderExcluirEssas artes de ruas são muito legais.
Gostei do seu blog. vou seguí-lo
Se der depois passa no meu blz:
http://aleartdigital.blogspot.com/
Bem observador ...
ResponderExcluirAdmiro esse tipo de arte, desde que ñ estraguem monumentos e obras de marco histórico. Acho legal.
ResponderExcluirBoa sorte e muito sucesso com o novo blog!
Estou te seguindo.
http://poisonmandyfpb.blogspot.com/
Muito bom, achei a primeira imagem que postou incrivel!!
ResponderExcluirParabens pelo blog, seguindo, segui de volta:
ResponderExcluirhttp://portal-luis.blogspot.com
Muito bom , bem organizado , chamativo e interessante .
ResponderExcluirRetratando através de manifestações artísticas , oq mutas vezes não é notado como deveria em meio a sociedade!
muiiiiiiiito foda teu blog !
ResponderExcluirEstou descreditado até o presente momento que aquela primeira foto realmente existe, isso é bonito demais cara. Muito foda.
ResponderExcluirTrabalho feito de uma idéia genial de Rafael Ortega. SP COLOR
ResponderExcluir