GRAFITE


Grafite ou grafito (do italiano graffiti, plural de graffito) é o nome dado às inscrições feitas em paredes, desde o Império Romano. Considera-se grafite uma inscrição caligrafada ou um desenho pintado ou gravado sobre um suporte que não é normalmente previsto para esta finalidade.Por muito tempo visto como um assunto irrelevante ou mera contravenção, atualmente o grafite já é considerado como forma de expressão incluída no âmbito das artes visuais, mais especificamente, da street art ou arte urbana - em que o artista aproveita os espaços públicos, criando uma linguagem intencional para interferir na cidade. Entretanto ainda há quem não concorde, equiparando o valor artístico do grafite ao da pichação, que é bem mais controverso. Sendo que a remoção do grafite é bem mais fácil do que o piche.
Normalmente distingue-se o grafite, de elaboração mais complexa, da simples pichação, quase sempre considerada como contravenção. No entanto, muitos grafiteiros respeitáveis, como Osgemeos, autores de importantes trabalhos em várias paredes do mundo, aí incluída a grande fachada da Tate Modern de Londres, admitem ter um passado de pichadores. Na língua inglesa, contudo, usa-se o termo graffiti para ambas as expressões.
A partir do movimento contracultural de maio de 1968, quando os muros de Paris foram suporte para inscrições de caráter poético-político, a prática do grafite generalizou-se pelo mundo, em diferentes contextos, tipos e estilos, que vão do simples rabisco ou de tags repetidas ad nauseam, como uma espécie de demarcação de território, até grandes murais executados em espaços especialmente designados para tal, ganhando status de verdadeiras obras de arte. Os grafites podem também estar associados a diferentes movimentos e tribos urbanas, como o hip-hop, e a variados graus detransgressão. Dentre os grafiteiros, talvez o mais célebre seja Jean-Michel Basquiat, que, no final dos anos 1970, despertou a atenção da imprensa novaiorquina, sobretudo pelas mensagens poéticas que deixava nas paredes dos prédios abandonados de Manhattan. Posteriormente Basquiat ganhou o rótulo deneo-expressionista e foi reconhecido como um dos mais significativos artistas do final do século XX. Atualmente no século vinte e um, muitas pessoas usam o grafite como arte em museus. Muitos museus conhecidos se encantaram pela beleza das ruas(o grafite), hoje em dia quem tem uma fachada decorada pela arte do grafite pode-se chamar de privilegiado, pois é uma arte muita bonita e mais bem feita do que artes feitas em telas, por isso que muitos adotaram esta maravilhosa idéia.
Muitas polêmicas giram em torno desse movimento artístico, pois de um lado o grafite é desempenhado com qualidade artística, e do outro não passa de poluição visual e vandalismo. A pichação ou vandalismo é caracterizado pelo ato de escrever em muros, edifícios, monumentos e vias públicas. Os materiais utilizados pelos grafiteiros vão desde tradicionais latas de spray até o látex.

Principais termos e gírias utilizadas nessa arte;
• Grafiteiro/writter: o artista que pinta.
• Bite: imitar o estilo de outro grafiteiro.
• Crew: é um conjunto de grafiteiros que se reúnem para pintar juntos.
• Tag: é assinatura de grafiteiro.
• Toy: é o grafiteiro iniciante.
• Spot: lugar onde é praticada a arte do grafitismo.

15 comentários:

  1. PORRA!muito massa velho o meu desenho já não é sobre grafites ...já trata da tirinhas confere aew
    http://zoeirasanimada.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Muito bom mesmo, cores na cidade cinza

    ResponderExcluir
  3. Grafite SIM!
    Pichação NÃO !!

    Quando eu tava no colégio, no segundo ano
    estudei sobre grafite. E tinha um cara americano
    muito foda, não me lembro o nome dele mas ele denunciou a Ku Klux Klan para as autoridades, ele fez um desenho do Pica Pau num prédio com a touca da KU KLUX KLAN e uma foice !


    beeijos :*

    ResponderExcluir
  4. PIXAÇÃO É UM FORMA DE PROTESTO CONTRA O SISTEMA CAPITALISTA E CORRUPTO QUE VIVEMOS!

    ResponderExcluir
  5. Concordo com a Mayumi...Pichação não ...grafite sim.
    TEm cada desenho lindo com grafite...e deixa a cidade mais colorida
    Beijos pra vc

    ResponderExcluir
  6. Mídia banaliza esse tipo de arte, por isso é vista com outros olhos.

    ResponderExcluir
  7. mto interessante sua postagem
    afinal, grafitar é uma arte!


    http://diariodagarotadevariasfaces.blogspot.com/
    visita o meu blog? me dá esse prazer vai ;)

    ResponderExcluir
  8. cara pode cre achei muito massa seu blog ...um assunto muito criativo pra se falar...grafite é massa... mas como vc fala por cima têm um grande paradgima amigos meus que fazem grafite sempre me falam que quandi inciaram eram pichadores e que é meio impossivel quando se esta começando não ser um pichador pois é presiso experimentar pra aprender...
    gostei do blog estou seguindo se quiser passar no meu: http://inversopoemas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Bom, para mim pixação é vandalismo .
    Olha só, você acaba de pintar o muro da sua casa, ele ta lá lindo e maravilhoso e de repente vem alguém e faz uma "marcação de território" um rabisco de gangue.
    Segundo certo alguém vai la no centro da cidade, la tem muitas esculturas, igrejas etc. Dai aparece um "rabisco" de grafite nesses monumentos
    poxa cara, daí pra restaurar saí do bolso de todo mundo né?
    BOA forma de protestar contra o capitalismo e o sistema corrupto!
    Ah, eu acho isso não quero parecer grosseira ..
    mas é assim meu, vai la um engraçadinho dá uma de grafiteiro e no final das contas é o povo que paga a arte final do cara.
    Por isso eu repito, isso é forma de protestar?
    Prejudicando o resto das pessoas as quais vc quer ajudar ?

    ResponderExcluir
  10. Gostei, mais a questão do protestar vai muito além do que imagina.
    Existe aqueles que fazendo por lazer, mais existe aqueles que fazem para enfrentar mesmo.
    Pixo não é para ser bonitinho é para agredir mesmo.
    Grafite pelo contrario é outra forma de manifestação,não tão agressiva.

    ResponderExcluir
  11. imagine o que acontercia com um grafiteiro no tempo romano, e isso numa propriedade que não pode grafitar.

    ResponderExcluir
  12. Muito bom o Blog !
    Seguindo..
    Vou por em meu 'recomendo' ok ?

    ResponderExcluir
  13. Não li o post por completo, mas dei uma passada de olho.. CURTI as informações sobre o tema, e as fotos estão excelentes..

    Está de parabéns

    ResponderExcluir
  14. Eu acho que os grafiteiros deveriam ser contratados para arrumar a besteira que alguns babacas fazem pelas ruas!! A grafitagem é tão bonita. Pra que bichar se pode fazer grafitagem e deixar o local mais bonito???

    ResponderExcluir