Os Gêmeos

Os Gêmeos é uma dupla de irmãos gêmeos idênticos grafiteiros de São Paulo, nascidos em 1974, cujos nomes reais são Otávio e Gustavo Pandolfo. Formados em desenho de comunicação pela Escola Técnica Estadual Carlos da Campos, começaram a pintar grafites em 1987 no bairro em que cresceram, o Cambuci, e gradualmente tornaram-se uma das influências mais importantes na cena paulistana, ajudando a definir um estilo brasileiro de grafite. A arte urbana do grafite mesclada com folclore e histórias populares em grandes intervenções urbanas: é assim que muitos definem o trabalho da dupla mundialmente conhecida como Os Gêmeos. Na parede de um edifício, pode haver um personagem te convidando a sair da rotina e sonhar.
Ao caminhar pelas ruas não se surpreenda se encontrar nos muros, edifícios e até mesmo vagões de trem, representações humanas de pele amarelada envolvidas em inusitadas fantasias e situações. Aliás, se surpreenda sim! Esse é o objetivo dos artistas Gustavo e Otávio, conhecidos mundialmente como Os Gêmeos – ou pela famosa assinatura “osgemeos”.
Conhecidos por suas grandes intervenções urbanas, suas obras retratam o onírico surgindo em meio ao real: personagens que carregam consigo a dura realidade do cotidiano de uma cidade envoltos numa eterna influência folclórica, como se lendas, sonhos e histórias populares guiassem a vida dos cidadãos em pleno século XXI.
O trabalho d’Os Gêmeos já ultrapassou as barreiras do grafite nas ruas e chegou a museus do mundo inteiro. Nas exposições, além dos painéis, encontram-se esculturas gigantescas, carros e instrumentos musicais (que funcionam!) customizados. E não são para desbravar só com os olhos: na maioria das obras, sempre é possível uma interação: pode-se tocar, manusear e, nas peças maiores, como barcos, caixas e túneis, a entrada é permitida e incentivada.
Frequentemente mencionados com louvor, como grandes representantes da arte contemporânea, Os Gêmeos impressionam pela imponência e riqueza de detalhes. Suas esculturas, na maioria das vezes muito altas, são à base de material reciclado, como latas, papelões, lascas de madeira e retalhos. Tudo trabalhado de forma tão delicada que um universo de detalhes se abre perante os olhos: a face, a posição dos braços e até mesmo as estampas das roupas das personagens estão cravados de expressões que dão uma riqueza inestimável às obras.
Em países como os Estados Unidos, Espanha, Portugal, Grécia, Brasil e Chile, é comum se deparar com obras de até 6 metros de altura ao sair do metrô, caminhar pela calçada ou olhar pela janela do carro.
E você, já se deparou com alguma hoje?

15 comentários:

  1. Que trabalho maravilhoso.
    Adoro grafites... acho uma arte que não é reconhecida como se deveria... o que tem seu lado bom também...
    Vi essa assinatura aqui em Sampa, mas nem pensava que eram gêmeos idênticos, hehe.

    abç
    Pobre Esponja

    ResponderExcluir
  2. mto lindo esse tipo de arte
    pena que mto gnt confunde com pixação

    http://bajseries.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. "o onírico surgindo em meio ao real"... bem legal isso
    o trabalho dos gêmeos deve ser realmente MUITO interessante! eu curto essas coisas de grafite tal, valorizo quem consegue fazer. é uma arte!

    Tô seguindo, abraço.

    http://ocontadordeodisseias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. aaa os Gêmeos, eles fazem um trabalho tão bonito.
    um dia eu chego lá, ou quase.

    ResponderExcluir
  5. ja os vi na tv

    *-----*


    MUITO BOM o trabalho deles

    http://oarlecrim.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Eu sempre achei o grafite muito legal e essa postagem só me fez reafirmar isso. Quando eu mudar pra minha casa vou contratar um cara talentoso pra customizar tudo. Armários, geladeiras, o quarto das (futuras) crianças.. a casa vi ser toda grafitada.
    Eu acho fantastico essa arte está se difundinfo e quebrando antigos preconceitos. Espero que isso se expanda muito mais e que possa beneficiar muita gente. Quero ver muita gente fazendo arte por aí..
    http://coracaoonline.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Cara amo graffiti! e Esses que eu vi aqui ficaram muuuuuuuito loucos! amei
    passa no meu?
    http://voandoalem.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. E ainda tem gente que diz que isso não é arte.
    Fala sério né ? Até quando vão dar créditos pros quadros que tem um círculo e um quadrado dentro?

    Parabéns pela iniciativa.
    Seu blog é ótimo!

    ResponderExcluir
  9. Amo graffiti, e gemeôs fala oq desses caras são fodaxxxxx.......entra aew tem alguns post sobre o assunto.......startte.blogspot.com.........falo véi.......

    ResponderExcluir
  10. nuossaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
    que maximo eu amo essas intervençoes
    muito loko
    fidastico

    ResponderExcluir
  11. Sou fã da arte dos gemeos... Muito bom o Post
    Seguindo!

    ResponderExcluir
  12. Já vi o trabalho deles, acho que muito gente também, e é incrível. Adoro artes no geral e adoro isso da arte ganhar as ruas e cotidiano das pessoas. Hoje em dia as pessoas não exergam com tanta clareza o quanto a arte é importante na eovlção do ser humano. E acho que dessa forma, expondo ela na vida mundana das pessoas é uma forma de aproximação incrível.


    http://fernandaamylice.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. As vezes viajo nos vagões pintados por eles, isso me faz sentir parte da obra!
    Ótimo blog.

    ResponderExcluir